Cada dia que passa eu aprendo mais. Sim, aprendo com meus alunos, aprendo todo dia e muito mais do que vocês possam imaginar. Esses dias, por exemplo, meu aluno me deu uma aula do perigo da eletricidade que ele aprendeu soltando pipa. E o outro me ensinou como se colocar uma pipa no ar. Além disso, aprendi com uma garota de 7 anos que não é bonito sambar encostando o pé todo no chão e nem dar muitas paradinhas durante a música, como ela disse: fica estranho! É uma troca constante. Eu ensino um monte de convenções chatas como b com a faz ba e eles me explicam por que eu não posso correr durante um tiroteio. Acho o segundo conteúdo muito mais interessante. Porém não estou falando dessa troca nesse texto. Quero falar sobre a minha aprendizagem com a e d u c a ç ã o.
Aprendi [ ensinando ] que professora, além de professora, deve ser mãe, babá, amiga, fada, bruxa, amarrar cadarço, pentear cabelo, dar banho, deixar a turma quieta, explicar a matéria, alfabetizar, corrigir maus hábitos, conversar com os responsáveis, fazer uma aula lúdica e ainda ter tempo para passar bastante dever de casa. Além disso, professora não deve reclamar do salário. Afinal... “só trabalha quatro horas por dia, cinco dias por semana, duas férias ao ano e ganha mais que um salário mínimo”. Por que não bati palmas ao ouvir isso? Por favor, escute minha ironia nessas palavras. Um dia consigo fingir que não ouvi essa frase e escondo minha indignação com total perfeição.
A Educação me ensinou que os pais de hoje são totalmente diferentes dos pais de ontem. Não todos, claro. No meu tempo minha mãe dizia: Se sua professora me fizer uma reclamação sua, te meto o cacete. Hoje, a mãe diz: Se sua professora me fizer uma reclamação sua, meto o cacete nela. Fiquei muito feliz ao ver um pai indo buscar um aluno da minha classe e mal esperando chegar em casa, já foi abrindo o caderno e vendo os deveres, perguntando como foi na escola. Esse vai ser um dos meus primeiros alfabetizados. Fico orgulhosa quando vejo mães e pais procurando ajudar o filho mesmo sem saber. O que me entristece é ver aquelas que nem saber que o filho tem caderno sabe.
A Educação não anda. Capenga. E quando entramos numa sala de aula e vemos a realidade como ela é... Pah! Tapa na cara. Na teoria tudo é belo... Na prática? Temos que virar super-homens e mulheres-maravilhas! E acima de tudo, super heróis amando o que fazem!
ADOREI esse seu texto, vou passar aqui mais vezes ! :)
ResponderExcluir